quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Emagrecer é dificil

Os números estão aí! 95% das pessoas que emagrecem voltam a engordar em um ano! Isso, das que conseguem!
Porque isso acontece? Emagrecimento é muito mais que dieta, medicamentos, exercícios. Consiste na firme disposição de modificar estilo de vida para sempre, na medida em que a obesidade não tem cura, mas sim tratamento. É uma doença crônica. Você pode ESTAR MAGRA, mas NÃO É MAGRA. Estará magra enquanto mantiver o problema sob controle. Descuidou? Engordou! A finalidade é perder gordura para a vida toda e não por curto período de tempo.
O alimento é muito mais que nutrição. É afeto, sociabilidade e está intimamente ligado às nossas emoções. Comemos por fome, mas também por fatores emocionais como insegurança, para suprir nossas carências afetivas, por ansiedade, depressão, stress. Comemos nas celebrações. O alimento simboliza amor, afeto, carinho. Nossa relação com a comida não é tão lógica. O alimento nos traz, alem da nutrição, prazer e dor.
Portanto mexer no comportamento alimentar não é fácil, já que se institui desde o nascimento, no aleitamento materno. E, no entanto é necessário fazê-lo, se a pessoa quiser efetivamente emagrecer e POR TODA A VIDA, se quiser permanecer magra.
Se você engorda e emagrece, come sem fome, é preso de ansiedade, belisca após as refeições, come excessivamente à noite, se come compulsivamente, se tem longo histórico de obesidade-sobrepeso, inclua a psicologia em seu programa de emagrecimento.
Quando a comida serve para outros propósitos como a compensação de emoções, suprimento de carências, o nosso lado consciente quer emagrecer, mas enfrenta o lado inconsciente, que quer manter as coisas como estão. E em conflitos desse tipo, querer a mesma coisa ao mesmo tempo, vence o lado inconsciente. SEMPRE!
Quem tem o problema, quer emagrecer e permanecer magra deverá se reestruturar emocionalmente. Precisará emagrecer principalmente a cabeça.

Taí emagrecer é dificil ; mais não é impossivel ; bjss .

15 comentários:

Estrela disse...

Bom dia Flor!!!

Amei o texto...

Hoje vejo o quanto eu evolui, já não como mais sentimentos!!! Graças a Deus.

Bjos e se cuida.

Viviane Logrado disse...

Oi Kelen, excelente texto!
Estou numa fase pra lá de complicada! Um mix de ansiedade, tristeza, medo e suspense... mas vai passar, vou melhorar e sei que vou conseguir emagrecer os kilos de que preciso para ter uma vida mais saudável!
Um super beijo!!!

Ramona disse...

Que tristeza saber que é um problema crônico.
Mais concordo com tudo.

LU disse...

Oi Kelen eu sempre como com os olhos
hehehehehe
beijus

Karen disse...

Adorei, flor. Esse texto diz tudo. Em 2007 emagreci 14kg com esforço próprio.. de 82kg(menos do que peso hoje) cheguei a 68kg. Mantive meu peso entre 70 e 73kg por 3 anos e depois disso, quando parei de estagiar e terminar a faculdade voltei para casa dos 80kg. Vejo minhas fotos de um ano em que me achava muitíssimo gorda e nossa, fico louca. Antes estive nos 70 e poucos de novo. Quando voltar e se Deus quiser voltarei, não reclamarei mais só farei algo para melhorar. Temos que ser fortes. Bjinhos

glacy disse...

com toda certeza Kelen é assim triste mas Verdade,é um cuidado eterno,fazer o q ?
é a vida e vamos nos cuidar sim hoje e sempre
bjusss amiga e força hoje sempre

Aline disse...

Oi Kelen, o texto é lindo mesmo. Me vi sempre assim, por isso que eu estou passando por terapia tbém! E vc?
Beijos!

glacy disse...

oi amiga voltei pra te dar um presentinho,passa no meu cantinho péga táh?
bjusss

Unknown disse...

OIEEE, EMAGRECER E DOLOROSO NUMA PARTE MESMO, MAS E BOM PODERMOS VESTIR UM NUMERO MAIOR.. EU FAÇO TERAPIA TEM 4 ANOS E ME AJUDOU MUITO NESSE PROBLEMA...
COMO VC DISSE EMAGRECER NAO E IMPOSSIVEL.. BJUSSSSS

Rô Recomeçando disse...

Olá!
Adorei a frase: "Emagrecer a principalmente cabeça", muito bom mesmo!!!!!!!!!!
Bjs.

Érica Oliveira disse...

emagrecer é complicado mesmo, não é a toa que todas dizem que ´´e uma luta diária!

Ana disse...

Oi Kelen, adorei o texto, é bem assim mesmo!!
Passei para te avisar que lá no meu blog tem um presentinho pra ti!! Bjos

Ana disse...

Oi Kelen, adorei o texto, é bem assim mesmo!!
Passei para te avisar que lá no meu blog tem um presentinho pra ti!! Bjos

Fit Light disse...

Olá
Se privar é dificil,mas nao é impossivel..
Emagrecer tem que ser naturalmente,sem remedios,e com muita dedicacao
Amei o texto

Otima semana
Bj

Gaby Oliveira disse...

É EMAGRECER É MUITO DIFÍCIL MESMO, é muito ruim se privar do que se gosta, mas as recompensas vem e nos ajudam a seguir em frente...

Gostei do texto!!!